Família Camposano em festa na cidade de Coxim-MS

A família Camposano, uma das mais tradicionais da cidade de Coxim, comemorou o aniversário de 92 anos do senhor Sebastião, mais conhecido como ”senhor Camposano”.


Com filhos, genros, noras, netos, bisnetos, trinetos, irmãos, sobrinhos e amigos reunidos, a festa foi repleta de emoção, alegria, amor e diversas homenagens. Também não poderia faltar o churrasco com a mandioca sequinha e o arroz branco. E o cardápio foi além, visto que o final da tarde ainda reservou aquele puchero com arroz carreteiro.


E quando se fala em festa com o “senhor Camposano”, o que não pode faltar é o tradicional jogo de “Truco”, e mesmo com os seus 92 anos, o senhor Sebastião ainda coloca irmãos, filhos e muitos amigos no bolso aos gritos de truco: Seis, nove! …

Jogo de truco.


Pantaneiro raiz, o senhor Camposano é filho de Evaristo Camposano e Dona Inês e foi casado com a saudosa Maria Nery.

Antes de chegar na cidade, morava na região pantaneira, mais precisamente na fazenda Santa Catarina, onde teve seus primeiros filhos. Posteriormente, morou nas proximidades da Barranqueira, a 100 km do município de Coxim, local que, na época, contava apenas com lamparinas à querosene para garantir um pouco de luz. A carne era conservada em latas de banha ou em varal, se transformando nas famosas “carnes de sol ou carnes secas.”


O senhor Camposano, juntamente com sua esposa, iniciaram uma geração de 12 filhos, 26 netos, 30 bisnetos e 02 trinetos.

Um de seus netos, Silvano Jorge, relata que, no período de férias, a fazenda era o local certo para passear e se divertir, pois era repleta de pés de frutas, além do córrego que ficava bem próximo da casa. O final da tarde reservava as histórias contadas pelo senhor Sebastião e o jantar, que era quase sempre arroz com leite e farinha, algo que deixava uma das tias brava, com o desejo de comer os porquinhos do chiqueiro ou as galinhas do quintal, alegando que uma fazenda no meio do Pantanal era lugar de comer carne e tudo mais. Eram tempos bons, repletos de alegria.


O senhor Camposano ainda era muito conhecido na região, pois sua pequena fazenda era local de pouso das comitivas que passavam por ali, tradição que, em parte, carregou até mesmo quando veio morar na cidade, pois sua casa era local de pouso para vários amigos e colegas que vinham do Pantanal afim de fazer suas compras.


Charmoso, namorador, amigo de muita gente, conselheiro e sempre pronto a ajudar os filhos, o senhor Sebastião Camposano é um exemplo de cidadão Coxinense Raiz, visto que até hoje ele soma com a sociedade por meio de seu caráter e prestatividade.

A Assistente Social Lourdes também parabeniza seu Camposano, avô de seu esposo, pelos 92 anos de idade!